APARÊNCIA GERAL
Robusto, pelagem abundante, mas não excessiva, com um distinto porte arrogante e com uma cabeça com aspecto de crisântemo.
PROPORÇÕES IMPORTANTES
Mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que a altura na cernelha.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO
Inteligente, ativo e alerta. Carinhoso e independente.
CABEÇA
Cabeça larga, redonda, larga entre os olhos. Topete abundante, com boa barba e bigodes; pelos crescendo distintamente acima do focinho, dando um efeito de crisântemo, não afetando a habilidade do cão para enxergar.
REGIÃO CRANIANA Stop: Definido.
REGIÃO FACIAL
Trufa: Preta, porém marrom escuro em cães de cor fígado ou com manchas fígado. A parte superior da trufa deve estar em linha ou ligeiramente abaixo da pálpebra inferior. Trufa nivelada ou com a ponta ligeiramente inclinada. Narinas bem abertas. Trufa direcionada para baixo é altamente indesejável, bem como narinas pontudas.
Focinho: Bem largo, quadrado, curto, sem rugas, plano e peludo. Comprimento de aproximadamente 2,5 cm da ponta ao stop. Pigmentação do focinho a mais homogênea possível.
Lábios: Nivelados.
Maxilares / Dentes: Largos, ligeiro prognatismo inferior ou nivelados (mordedura em pinça ou torquês, borda com borda).
Olhos: Grandes, escuros, redondos, inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível.
Orelhas: Grandes, de bom comprimento, portadas pendentes. Inseridas ligeiramente abaixo da linha superior do crânio e com uma pelagem tão abundante que parecem unidas ao pelo do pescoço.
PESCOÇO:
Bem proporcionado, agradavelmente arqueado. De comprimento suficientemente longo para portar a cabeça orgulhosamente.
TRONCO
Dorso: Nivelado.
Lombo: Forte e bem acoplado.
Peito: Largo, profundo e bem descido.
CAUDA: Bem guarnecida de pelos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado.
MEMBROS
ANTERIORES
Ombros: Firmes, bem colocados para trás.
Antebraços: Pernas curtas e musculosas, com ossos largos, tão retas quanto possível, de acordo com um peito largo e bem descido.
Patas anteriores: Redondas, firmes, com boas almofadas plantares e bem guarnecida de pelos.
POSTERIORES
Aparência geral: Pernas curtas e musculosas, com ossos largos. Retas, quando vistas por trás.
Coxas: Bem redondas e musculosas. Patas posteriores: Redondas, firmes, com boas almofadas. Bem guarnecidas de pelos.
MOVIMENTAÇÃO: Arrogante, leve e fluente; pernas anteriores com bom alcance, forte propulsão dos posteriores e mostrando inteiramente as almofadas plantares.
PELAGEM
Pelo: Revestimento exterior longo, denso, não encaracolado, com moderado subpelo, não lanoso. Ligeira ondulação é permitida. Pelo não afetando a habilidade do cão para enxergar. O comprimento do pelo não deve restringir o movimento. É fortemente recomendado que o pelo da cabeça seja amarrado sem adornos.
Cor: Todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: Não mais que 27 cm. Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho.
Peso: 4,5 a 8 kg. – Peso ideal: 4,5 a 7,5 kg.
FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem-estar do cão.
FALTAS DESQUALIFICANTES
• Agressividade ou timidez excessiva.
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.
NOTAS:
• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.
FONTE: CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia